19 de Maio Dia Nacional da Defensoria Pública

Um excelente dia nosso, Nacional da Defensoria Pública!


Neste dia deixamos claro que está muito distante de termos o mínimo de dignidade dentro da instituição que se deve alcançar.


A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte.


A remuneração deve garantir todo o básico para a sobrevivência e para uma existência digna. Mas nós, Servidores e Servidoras do quadro de apoio, não podemos ter acesso a esta vida digna, como deveríamos.


Durante a existência do quadro de apoio, Servidoras e Servidores foram preteridos, não pela gestão atual, mas historicamente. Basta lembrar que no ano de 2014, PL foi enviado conferindo reajuste de 30% a Defensores e Defensoras. Para o quadro de apoio, 10%.


A já valorizada carreira dos Defensores e Defensoras ganhava um plus. E os desiguais, Servidores e Servidoras que contavam com um abismo de diferença remuneratória, ficavam ainda mais distantes, para baixo.


Hoje, um Defensor ou Defensora "vale", na linguagem monetária, cerca de 10 (dez) Servidores e Servidoras. E Defensores(as) recebem auxílio saúde. Recebem verbas de acumulação em órgãos. Etc.


Não é preciso lembrar que não recebemos nada disso. E somos os que mais precisam dentro do quadro da instituição.


É dia nacional da Defensoria. No Estado do Rio, por tradição, Dia do Defensor e Defensora. Vivemos durante 8 anos de criação do quadro de apoio o abismo social.


Defensor e Defensora é trabalhador(a), sim. Servidor(a) é e também constrói a Defensoria. Dia Nacional da Defensoria é dia de todos e todas.


O Servidor e a Servidora trabalha se desdobrando em dois órgãos e não é indenizado. Defensor e Defensora é.


E há outras inúmeras disparidades entre membros e quadro de apoio.


É Dia Nacional da Defensoria Pública.


O que queremos é uma Defensoria com dignidade a todos e todas que trabalham nela.


Dia Nacional da Defensoria é dia da sociedade, dia de uma "função essencial à justiça". É dia do povo mais necessitado e de quem atende às necessidades deste.


Para que o povo seja atendido, o trabalhador e a trabalhadora têm de ter vida digna.


Nós, Servidores e Servidoras da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, queremos justiça, de dentro para fora também!


Brilha, Defensoria, brilha!

Ricardo André Naufel

Presidente da ASDPERJ

Featured Posts
Recent Posts
Siga-nos
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Facebook Basic Square

Av. Marechal Câmara, 314 3º andar - CEP 20020-080 - Centro, RJ

© 2016 por ASDPERJ.

Todos os Direitos Reservados